CASAMENTO busca
           
Contato Página inicial
 



Google
 
Pesquisar: 
Auto-Exame
Um ato de amor

O Câncer de Mama é um assunto que vem sendo discutido ultimamente por causa do assustador número de mortes e problemas causados por este tipo de câncer. Apesar das inúmeras campanhas para que as mulheres façam o Auto-Exame, muitas tem preconceito, ou até mesmo medo, e acabam evitando este ato.

Fazer o Auto-Exame pode prevenir uma série de problemas futuros, evitando a perda parcial ou total do seio, ou mesmo mortes desnecessárias. Apesar do auto-exame não substituir os exames convencionais feitos com um especialista, é uma forma rápida e fácil de detectar qualquer tipo de problema, e como já é sabido, quanto antes for detectado qualquer tipo de tumor, maior é a chance de cura.

O auto-exame deve ser feito mensalmente, após a menstruação. Não há idade específica para começar, mas é interessante criar este hábito desde cedo. Após os 45 anos, é preciso tomar mais cuidado, realizando outros tipos de exames específicos.

Hábitos saudáveis como não fumar, evitar exposição excessiva ao sol, moderar o consumo de bebidas alcoólicas, alimentação balanceada também ajudam a evitar problemas de saúde.

Faça o auto-exame e estimule parentes e amigos a fazê-lo, pois esta é uma verdadeira prova de amor. Apesar de ser mais raro em homens, o câncer de mama não é um problema exclusivamente feminino.


Como fazer o auto-exame
Primeiro fique em pé em frente ao espelho e examine atentamente suas mamas.

Observe formas, cor e textura da pele. Levante os braços devagar olhando atentamente a imagem no espelho. Agora coloque a mão na cintura e examine novamente suas mamas.

Levante seu braço esquerdo e o coloque sobre a cabeça. Com a mão direita esticada examine a mama esquerda. Use as polpas de seus dedos e não as pontas ou as unhas. Repita o movimento na outra mama.

Aperte levemente os mamilos e observe se existe algum tipo de secreção.


Avise seu médico se houver...
Mudanças na forma ou coloração das mamas
Pele tipo "casca de laranja"
Nódulos ou caroços
Secreção que sai dos mamilos.




» Imprimir esta página


Redação Clube da noiva
Simone Matias - [email protected]








Mapa do site
© Clube da Noiva 2001 - 2006